REMINISCÊNCIAS FUTURAS


Reminiscências futuras é uma série de quatro constelações de trabalhos. Partindo de 4 estratégias poéticas para a escolha das imagens de base - o autorretrato, a apropriação de imagens, a colaboração e a randomização - trabalho sobre essas referências de forma continua e repetida, produzindo desenhos, fotos, vídeos, gravuras, textos, etc, que, justapostos, formam cada uma das constelações.

A série foi exposta no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul/RS, no ano de 2015 (fotos: Otávio Castedo).



Tomo como ponto de partida minha própria imagem para Somos a soma de nossos gestos visíveis, que vem sendo trabalhada por meio de inúmeras abordagens, como a utilização de meu reflexo no espelho, de fotografias constantes em documentos ou, ainda, de fotografias extraídas de álbuns pessoais. Em Sobre heróis, escolhi seis fotografias de rinocerontes sobre as quais passei a trabalhar. Para Porque amigos, como estratégia para obtenção das imagens, enviei a um grupo de pessoas uma correspondência que dizia: “Gostaria de propor um exercício com só duas regras: Pense em uma imagem que eu deveria receber. Me mande essa imagem” Em Qual acaso, utilizei um mecanismo de aleatorização para selecionar seis fotos em um banco de imagens.




Esses quatro grupos formam um continuum de afastamento e de distensão de minha relação com as imagens das quais me aproprio para a produção dos trabalhos. Enquanto minha auto-imagem é uma referência íntima e obviamente pessoal, da qual não consigo me distanciar de forma significativa, em Qual acaso, o eixo da pesquisa são fotogra as selecionadas randomicamente em um banco de imagens - serviços que prezam por imagens genéricas, que se apliquem ao maior número de situações possíveis.